Processo de Comunicação na Gestão em Saúde


Olá! Tudo bem?

Para nosso primeiro post, decidimos falar sobre um assunto muito importante para todos os profissionais que lidam com pessoas, inclusive para o médico!

O tema de hoje é COMUNICAÇÃO.
Comunicação vem do latim communicare, que significa tornar comum, compartilhar, trocar opiniões, associar, conferenciar. Para haver comunicação, é necessário ter um emissor, um receptor e uma mensagem a ser enviada através de um determinado código (língua).

 

  

Na prática médica é essencial haver boa comunicação sem que haja filtragem (quando a mensagem é recebida apenas em partes), ruído (quando a mensagem é distorcida ou mal interpretada) ou bloqueio (quando a mensagem não é captada e a comunicação é interrompida).




Na imagem acima temos um exemplo de bloqueio, no qual após a consulta o paciente saiu sem entender nada do que foi dito a ele pelo médico. Nesse caso, há grandes chances do paciente não aderir ao tratamento proposto, uma vez que nem se quer entendeu o que foi passado, bem como não participou ativamente na tomada de decisões quanto a proposta terapêutica.  No entanto é preferível que ocorra bloqueio, ao invés dos outros problemas de comunicação citados, porque assim o paciente pode perguntar novamente ou médico pode se empenhar para se fazer entendido e assim a comunicação ser restabelecida.

Comentários

Postar um comentário