Processo de Comunicação na Gestão em Saúde
Olá! Tudo bem?
Para nosso primeiro post, decidimos falar sobre um assunto
muito importante para todos os profissionais que lidam com pessoas, inclusive
para o médico!
O tema de hoje é COMUNICAÇÃO.
Comunicação vem do
latim communicare, que significa
tornar comum, compartilhar, trocar opiniões, associar, conferenciar. Para haver
comunicação, é necessário ter um emissor,
um receptor e uma mensagem a ser enviada através de um
determinado código (língua).O tema de hoje é COMUNICAÇÃO.
Na prática médica é essencial haver boa comunicação sem que haja filtragem (quando a mensagem é recebida apenas em partes), ruído (quando a mensagem é distorcida ou mal interpretada) ou bloqueio (quando a mensagem não é captada e a comunicação é interrompida).
Na imagem acima temos um exemplo de bloqueio, no qual após
a consulta o paciente saiu sem entender nada do que foi dito a ele pelo médico.
Nesse caso, há grandes chances do paciente não aderir ao tratamento proposto,
uma vez que nem se quer entendeu o que foi passado, bem como não participou
ativamente na tomada de decisões quanto a proposta terapêutica. No entanto é preferível que ocorra bloqueio,
ao invés dos outros problemas de comunicação citados, porque assim o paciente
pode perguntar novamente ou médico pode se empenhar para se fazer entendido e
assim a comunicação ser restabelecida.


Muito informativo!
ResponderExcluir