Gestão de Saúde na Atenção às Urgências
Boa noite, leitores. Para finalizar as postagens de nosso blog, vamos falar de um tema muito importante na saúde, o atendimento a urgências e emergências. Antes de adentrarmos no assunto da gestão propriamente dita temos que conhecer um pouco mais sobre tal serviço. No Brasil, temos dois sistemas de atendimento pré – hospitalar muito usados: o SAMU 192 e os bombeiros (193). O atual modelo de atendimento pré – hospitalar tem como molde o modelo francês, utilizando – se de técnicos de enfermagens, enfermeiros, técnicos e médicos. Um papel muito importante no SAMU, que não é muito falado, é o papel do médico regulador. Ele é o responsável por orientar e organizar o sistema, garantindo que o fluxo funcione da melhor forma buscando equilibrar as demandas dos pacientes com as limitações do sistema de saúde e outros serviços, como polícia militar, bombeiros ou forças armadas. É ele, que evita, por exemplo, que uma ambulância vá para um hospital muito longe ou que e...