Gestão de Saúde na Atenção às Urgências
Boa noite,
leitores.
Para finalizar as
postagens de nosso blog, vamos falar de um tema muito importante na saúde, o
atendimento a urgências e emergências.
Antes de adentrarmos no assunto da gestão propriamente dita temos que conhecer um pouco
mais sobre tal serviço. No Brasil, temos dois sistemas de atendimento pré –
hospitalar muito usados: o SAMU 192 e os bombeiros (193). O atual modelo de
atendimento pré – hospitalar tem como molde o modelo francês, utilizando – se de
técnicos de enfermagens, enfermeiros, técnicos e médicos.
Um papel muito
importante no SAMU, que não é muito falado, é o papel do médico regulador. Ele é
o responsável por orientar e organizar o sistema, garantindo que o fluxo
funcione da melhor forma buscando equilibrar as demandas dos pacientes com as
limitações do sistema de saúde e outros serviços, como polícia militar, bombeiros
ou forças armadas. É ele, que evita, por exemplo, que uma ambulância vá para um
hospital muito longe ou que encontra – se muito lotado.
Outro
importante profissional para o atendimento a urgências e emergências é o TARM.
Esse profissional é o responsável por atender as ligações, recebendo os dados e
queixas do paciente, entendendo quais as suas necessidades e encaminhando ele ao
serviço mais adequado. Será ele que irá direcionar, por exemplo, se o paciente
necessita de uma ambulância de suporte básico de vida, suporte avançado ou de
resgate.
Por fim, outro
importante personagem na gestão no atendimento a urgências e emergências é o PRÓPRIO
USUÁRIO!!!
É muito
importante que o usuário sabia qual é sua necessidade, sua localização e se
possível, qual sua demanda. Por exemplo, as ambulâncias dos bombeiros têm uma caracteriza
mais voltada a resgastes, logo, em um caso de ataque cardíaco, é melhor chamar
o SAMU do que os bombeiros.
Espero que esse
post tenha ajudado vocês a entender melhor como funciona a gestão nos
atendimentos de urgência e emergência em saúde. Tchau!!




Comentários
Postar um comentário