Lei da Caneta do Médico


Olá leitor, hoje nós vamos falar sobre um tema muito importante e que motivou e motiva muitos avanços no que se trata de gestão em saúde: a Lei da Caneta do Médico

      Searching Look Around GIF
Mas o que é essa lei? A que ela se refere?
Bom, é notável que os médicos tomam as decisões nos sistemas de serviços de saúde e estas são concretizadas por meio de registros escritos por suas canetas ou pelos computadores, na atualidade.
Pois bem, a Lei da Caneca do Médico se baseia nisso, e pode ser considerada a tendência universal de que a maior parte dos gastos dos sistemas de serviços de saúde, ou a mais significativa, é realizada pelos médicos, com sua autorização. São eles que tomam as decisões de internar as pessoas, de prescrever medicamentos, exames complementares, de realizar cirurgias, entre outros.


Para tornar isso palpável basta observar que os internamentos consomem 45% dos recursos dos sistemas de serviços de saúde e os medicamentos, 10 a 20%.
E o que isso traz de avanço é que para contrapor-se a esta lei, nos países desenvolvidos vem se adotando a Gestão da Clínica e os instrumentos de normalização – protocolos clínicos e linhas-guias. A Gestão da Clínica é um conjunto de tecnologias de micro gestão, destinado a prover uma atenção à saúde de qualidade.  Mas isso é um assunto para nosso próximo encontro, fique ligado!

Mr. Bean Doctor GIF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O médico e suas valises

Gestão de Saúde na Atenção às Urgências

Planejamento estratégico e Gestão de qualidade