Lei da Caneta do Médico
Olá leitor, hoje nós vamos falar sobre um tema muito
importante e que motivou e motiva muitos avanços no que se trata de gestão em
saúde: a Lei da Caneta do Médico

Mas o que é essa lei? A que ela se refere?
Bom, é notável que os médicos tomam as decisões nos sistemas
de serviços de saúde e estas são concretizadas por meio de registros escritos
por suas canetas ou pelos computadores, na atualidade.
Pois bem, a Lei da Caneca do Médico se baseia nisso, e pode
ser considerada a tendência universal de que a maior parte dos gastos dos
sistemas de serviços de saúde, ou a mais significativa, é realizada pelos
médicos, com sua autorização. São eles que tomam as decisões de internar as
pessoas, de prescrever medicamentos, exames complementares, de realizar
cirurgias, entre outros.
Para tornar isso palpável basta observar que os
internamentos consomem 45% dos recursos dos sistemas de serviços de saúde e os
medicamentos, 10 a 20%.
E o que isso traz de avanço é que para contrapor-se a esta
lei, nos países desenvolvidos vem se adotando a Gestão da Clínica e os
instrumentos de normalização – protocolos clínicos e linhas-guias. A Gestão da Clínica é um conjunto de
tecnologias de micro gestão, destinado a prover uma atenção à saúde de
qualidade. Mas isso é um assunto para
nosso próximo encontro, fique ligado!


Comentários
Postar um comentário